Só existem 2 opções: ou o cabelo é natural ou o cabelo é sintético. O natural é o que nasce na pele de um ser humano, cresce e a pessoa corta para vender. O sintético é fabricado. A cliente deve ter em mente a qual é a melhor opção para ela quando for comprar o cabelo.
Dentre os cabelos naturais existem opções de tipos, cores, e ondulações naturais que variam muito de preço. Podem ser importados ou brasileiros, e os nomes dados pelos fornecedores varia muito, e devem ser verificados se são naturais mesmo. O mais simples dos testes pode ser feito com muita facilidade: segure alguns fios do cabelo com seus dedos e deslise no sentido do crescimento dos fios e em seguida deslise de volta. Os cabelos naturais têm escamas, como escama de peixe, e ao deslisar o dedo em sentido contrário há uma tração, fácil de perceber.
Os cabelos naturais são os mais apropriados para o alongamento, e podem ser pintados, fazer luzes, escova, alisar, etc., normalmente como se fosse seu próprio cabelo.
Os cabelos sintéticos são industrializados e tem de várias qualidades, alguns de uma tecnologia bem moderna, se tornando uma opção para quem não pode investir em um cabelo natural ou não encontrou um do tamanho e cor desejados. Esse tipo de cabelo precisa ser comprado já na cor desejada, porque as tintas de salão são feitas para cabelos naturais. A durabilidade desse tipo de cabelo é curta e a aparência fica artificial e detonada com o uso, principalmente se lavar muito ou mergulhar no mar e piscina. Infelizmente tem fornecedores que os vendem como se fossem naturais e na verdade não são. Portanto recomendo comprar cabelos de fornecedores de confiança.
Os mesmos cabelos podem ser utilizados varias vezes e também pode se utilizar os cabelos que você já tenha, mesmo que seja em formato de fita ou outros.